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Passo a Passo De como Jogar
Senso
Em um RPG você deve ter um senso rpgístico, no mínimo aceitável. Pois é com ele que os fatos do RPG vão desenrolar-se. A questão do senso é muito relativa, você precisa entender que:
I. Nem tudo deve ser feito na mesma ação.
II. Saber suas limitações é importante.
III. Aceitar os fatos de determinada situação, pois mais que pareça meio sem nexo, podem ser coerentes.
IV. Você não pode chegar fazendo o que bem entender.
V. Você pode questionar, desde que seu argumento tenha uma contradição válida.
VI. Não se ache só porque tem uma Divindade forte, pois o mundo pode dar voltas.
VII. A justiça sempre cai sobre aqueles que não seguem as regras.
VIII. Por mais que seja doloroso, as perdas devem ser superadas e esquecidas.
IX. Você tem total direito de reação nas ações, desde que faça sentido seu movimento.
X. Não é porque fulano ou ciclano fez, que você também pode fazer.
XI. Respeite os níveis dos personagens dos outros, assim como os outros devem respeitar os níveis dos seus.
XII. Ter uma noção e uma experiência é fundamental para jogar rpg. Caso você possua esse conhecimento, auxilie quem tem dificuldades.
XIV. Ninguém aqui é perfeito, todo mundo ganha e todo mundo perde algum dia.
Senso RPGístico também representa uma interpretação mais controlada e mais próxima da realidade. Apesar de você ser um semi-"algo", não muda o fato de que você é um humano/criatura. O apelo nesse caso é desnecessário, do contrário o senso é essencial para que os direitos de cada ser se equalizem, limitando o espaço de desigualdade num certo ambiente e estabelecendo certa pacificidade para que um apelo a parte não modele uma desavença moral e/ou uma ignorância por parte dos corretos. Enfim, o senso RPGístico é absolutamente necessário em um RPG não só para explanar a diversão, mas também para tornar o ambiente de interpretação mais genuíno.
Ações
Como o próprio nome diz, as ações são um conjunto de movimentos em um determinado turno.
Exemplo;
Chego até a arena e me apresento ao meu oponente, reverenciando meu corpo. Após volto para a pose de batalha aguardando o início do combate.
Como o rpg é no Whatsapp, é sempre bom diferenciar suas ações das falas, pois se não ficará tudo misturado. Então na hora de separação, coloque as ações em negrito e as falas normais ou coloque as falas em negrito e as ações normais.
Segue o exemplo:
Situação 1
Chego até a arena e me apresento ao meu oponente, reverenciando meu corpo. Após volto para a pose de batalha aguardando o início do combate.
Espero que seja uma boa luta entre nós!
Situação 2
Chego até a arena e me apresento ao meu oponente, reverenciando meu corpo. Após volto para a pose de batalha aguardando o início do combate.
Espero que seja uma boa luta entre nós!
Agora que você aprendeu a separar as ações das falas, saiba como ilustrar seu personagem na ações.
De começo, coloque o nome do seu personagem no inicio. Depois ponha as informações necessárias, falas, ações, pensamentos, sussurros, etc. E no fim, é só enviar. Como por exemplo.
Michael Winchester
Chego até a arena e me apresento ao meu oponente, reverenciando meu corpo. Após volto para a pose de batalha aguardando o início do combate.
Espero que seja uma boa luta entre nós!
Isso é uma ação simples com fala e movimentação. Tem algumas pessoas que gostam de enfeitar as ações colocando emojis nos nomes ou algumas frases antes de começar a mandar algo no on, mas isso você aprende lá no rpg. Até lá, fique com essa noção básica de jogo.
Combos
Agora que você sabe fazer as ações, deve compreender que nelas existem os combos. Os combos nada mais são do que um conjunto de ações. Nos combos podem vir movimentos de luta, movimentos com armamento, magias, poderes, etc.
Aqui vai um exemplo;
Michael Winchester
Percebo a bola de fogo vindo até a minha direção e utilizo a minha água para criar uma defesa aquática, bloqueando o ataque de meu oponente.
Defesa Aquática
Nível 4 : Poderá usar a água para sua própria defesa, criando um escudo em sua volta. Não durará por muito tempo devido ao fato de gastar energia
Perceba que depois de fazer a ação e utilizar um poder, eu mostrei ao meu oponente o que o meu poder fazia. Com isso ele ficará ciente de que o meu poder é valido e possui senso.
Além das ações com poderes, possui os combos. Eles são uma espécie de conjuntos. Segue o exemplo:
Michael Winchester
Percebo a bola de fogo vindo até a minha direção e utilizo a minha água para criar uma defesa aquática, bloqueando o ataque de meu oponente. Após me proteger, utilizo a água da defesa aquática para criar um dragão de água e contro-ataco o meu oponente.
Defesa Aquática
Nível 4 : Poderá usar a água para sua própria defesa, criando um escudo em sua volta. Não durará por muito tempo devido ao fato de gastar energia
Dragão de água
Nível 5 : Poderá criar um grande jato de água, com a forma de um dragão. Este será lançado contra o inimigo, engolindo-o
Como podem ver, utilizei um combo com os dois poderes fazendo uma defesa e um ataque em apenas um turno. Lembre-se de que algumas coisas você terá que fazer em outros turno, então você não poderá fazer tudo em uma só vez.
Turnos
Turnos são momentos designados a tal pessoa. Cada turno você pode efetuar uma gama de ações. Lembre-se que tudo tem um limite, por isso você não pode fazer 200 movimentos em uma só ação. Você deve ter o senso necessário para compreender quantos movimentos você poderá fazer em um turno. Geralmente são apenas duas complementações. Exemplo; Ataque + Poder. Defesa + Esquiva. Esquiva + Poder. Poder + Contra ataque. Você que vai criar suas complementações, mas saiba o quanto você pode utilizar em 1 turno.
Agora você está pronto para jogar...