Oyá - deusa dos ventos, relâmpagos, tempestade, trovão e do Rio Niger
Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá ( também conhecido como Oiá ou Iansã ) provém do rio de mesmo nome na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade das águas como Oxum e Iemanjá, mas também é relacionada ao elemento ar, sendo uma das divindades que ao lado de Ayrá e Orixá Afefê controla os ventos. É conhecida também como Iansã.
Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade. Assim como a Orixá Obá, Oyá também está relacionada ao culto dos mortos, onde recebeu de Xangô a incumbência de guiá-los a um dos nove céus de acordo com suas ações. Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de erukerê especial chamado de Eruexim com o qual estaria protegida dos Eguns. Oyá é a terceira deusa de temperamento mais agressivo, sendo que a primeira é Opará e Obá é a segunda.
O nome Iansã trata-se de um título que Oyá recebeu de Xangô que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer. Era como ele a chamava pois dizia que ela era radiante como o entardecer.
Os africanos costumam saudá-la antes das tempestades pedindo a ela que apazigue Xangô o Orixá dos trovões, raios e tempestades pedindo clemência.
Personalidade: assim como sua mãe a prole terá uma personalidade um tanto quanto agressiva, seria nunca conte uma piada para um filho de Oyá, eles não são muito de rir.
Aparência: são morenos/latinos, olhos castanhos ou verdes escuro, altos e magros, as proles femininas adoram vestidos rosas assim como sua mãe .
Passiva
Nivel 1:Seu humor, sentimentos, sensações influenciam no tempo, coloração etc , podendo chover quando estiver triste, fazer sol quando estiver feliz etc.
Controle do elemento ar
Os filhos da Deusa Oyá Terão total controle sobre o elemento ar
Niveis: 1-6 terá um controle médio sobre o elemento
Niveis : 6-12 terá um controle alto sobre o elemento
Niveis :12-18 terá controle quase onipotente do elemento
Niveis :18-24 terá controle o onipotente do elemento
Manipulação do clima
Poderá controlar o clima como bem quiser.
Niveis :1-6 pode fazer chover e cair raios (não terá controle sobre os raios)
Niveis :6-12 poderá fazer cair raios no inimigo, como deixar mais quente ou mais frio
Colar protetor
Nível 1:Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de erukerê especial chamado de Eruexim com o qual estaria protegida" assim como sua mãe seus filhos terão um colar desse , que o deixará imune a magia e ataques mentais
Templo no rio Níger
Nível 1: A prole sempre que quiser poderá se teletransportar para o templo de sua mãe no rio Níger, lá terá suas energias recarregadas.
Manipulação de névoa
Nível 1:A prole poderá criar e manipular a névoa dificultando os inimigos em batalha
Manipulação dos elementos
A prole por sua mãe ser relacionada a natureza a mesma terá controle sobre os elementos e algumas coisas relacionadas a natureza
Niveis:1-6 controla água e terra
Niveis: 6-12 controla fogo e plantas
Niveis :12-18 controla ar e raios
Voo
Nivel 1: prole poderá voar livremente
Ativo
Chuva ácida
Nível 5: a prole poderá amaldiçoar a chuva fazendo ela ser ácida, cobrir todo céu do local, atingirá apenas quem a prole quiser , os outros será apenas uma chuva normal.
Grito Trovão
A prole poderá dar um grito que o som Sera de um trovão esse grito fará o adversário sentir muita dor de cabeça e ficar cego.
Niveis: 1-6 dura 5 segundos
Niveis: 6-12 dura 10 segundos
Niveis: 12-18 dura 15 segundos
Turbilhoes
A prole poderá soltar diversos turbilhoes no adversário fazendo ele ser lançado longe no ar.
Niveis : 1-6 lança até 5 turbilhoes de uma vez
Niveis : 6-12 lança até 10 turbilhoes de uma vez
Niveis : 12-18 lança 30 turbilhoes de uma vez
Névoa mágica
Essa névoa irá cobrir todo o local na velocidade sonora , todos que estiver embaixo da névoa irá começar a ter a sensação de que está sendo queimado vivo, até que em fim irá ser totalmente queimado de verdade.
Niveis 1-6 para morrer queimado precisará ficar 10 segundos dentro da névoa
Niveis 6-12 precisará ficar 5 segundos
Niveis 12-18 precisará ficar 2 segundos
Raio aniquilador
Nivel 15: a prole poderá lançar um raio no adversário que ao atingir o mesmo aniquila o mesmo.
Planta
Poderá criar plantas que atacaram o adversário
Niveis 1-6 poderá criar uma planta gigante carnívoras e venenosa
Niveis 6-12 poderá criar 2 plantas
Niveis 12-18 poderá criar 3 plantas
Benção de Oyá
Nivel 10: a prole poderá receber uma benção de ficar onipotente em um elemento da natureza durante 5 rodadas em seguida voltará ao normal.
Oyá - deusa dos ventos, relâmpagos, tempestade, trovão e do Rio Niger
Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá ( também conhecido como Oiá ou Iansã ) provém do rio de mesmo nome na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado um de rio Níger. É uma divindade das águas como Oxum e Iemanjá, mas também é relacionada ao elemento ar, sendo uma das divindades que ao lado de Ayrá e Orixá Afefê controla os ventos. É conhecida também como Iansã.
Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade. Assim como a Orixá Obá, Oyá também está relacionada ao culto dos mortos, onde recebeu de Xangô a incumbência de guiá-los a um dos nove céus de acordo com suas ações. Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de erukerê especial chamado de Eruexim com o qual estaria protegida dos Eguns. Oyá é a terceira deusa de temperamento mais agressivo, sendo que a primeira é Opará e Obá é a segunda.
O nome Iansã trata-se de um título que Oyá recebeu de Xangô que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer. Era como ele a chamava pois dizia que ela era radiante como o entardecer.
Os africanos costumam saudá-la antes das tempestades pedindo a ela que apazigue Xangô o Orixá dos trovões, raios e tempestades pedindo clemência.
Personalidade: assim como sua mãe a prole terá uma personalidade um tanto quanto agressiva, seria nunca conte uma piada para um filho de Oyá, eles não são muito de rir.
Aparência: são morenos/latinos, olhos castanhos ou verdes escuro, altos e magros, as proles femininas adoram vestidos rosas assim como sua mãe .
Passiva
Nivel 1:Seu humor, sentimentos, sensações influenciam no tempo, coloração etc , podendo chover quando estiver triste, fazer sol quando estiver feliz etc.
Controle do elemento ar
Os filhos da Deusa Oyá Terão total controle sobre o elemento ar
1-6 terá um controle médio sobre o elemento
6-12 terá um controle alto sobre o elemento
12-18 terá controle quase onipotente do elemento
18-24 terá controle o onipotente do elemento
Manipulação do clima
Poderá controlar o clima como bem quiser.
1-6 pode fazer chover e cair raios (não terá controle sobre os raios)
6-12 poderá fazer cair raios no inimigo, como deixar mais quente ou mais frio
Colar protetor
Nível 1"Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de erukerê especial chamado de Eruexim com o qual estaria protegida" assim como sua mãe seus filhos terão um colar desse , que o deixará imune a magia e ataques mentais
Templo no rio Níger
Nível 1: A prole sempre que quiser poderá se teletransportar para o templo de sua mãe no rio Níger, lá terá suas energias recarregadas.
Manipulação de névoa
Nível 1:A prole poderá criar e manipular a névoa dificultando os inimigos em batalha
Manipulação dos elementos
A prole por sua mãe ser relacionada a natureza a mesma terá controle sobre os elementos e algumas coisas relacionadas a natureza
1-6 controla água e terra
6-12 controla fogo e plantas
12-18 controla ar e raios
Voo
Nivel 1: prole poderá voar livremente
Ativo
Chuva ácida
Nível 5: a prole poderá amaldiçoar a chuva fazendo ela ser ácida, cobrir todo céu do local, atingirá apenas quem a prole quiser , os outros será apenas uma chuva normal.
Grito Trovão
A prole poderá dar um grito que o som Sera de um trovão esse grito fará o adversário sentir muita dor de cabeça e ficar cego.
1-6 dura 5 segundos
6-12 dura 10 segundos
12-18 dura 15 segundos
Turbilhoes
A prole poderá soltar diversos turbilhoes no adversário fazendo ele ser lançado longe no ar.
1-6 lança até 5 turbilhoes de uma vez
6-12 lança até 10 turbilhoes de uma vez
12-18 lança 30 turbilhoes de uma vez
Névoa mágica
Essa névoa irá cobrir todo o local na velocidade sonora , todos que estiver embaixo da névoa irá começar a ter a sensação de que está sendo queimado vivo, até que em fim irá ser totalmente queimado de verdade.
1-6 para morrer queimado precisará ficar 10 segundos dentro da névoa
6-12 precisará ficar 5 segundos
12-18 precisará ficar 2 segundos
Raio aniquilador
Nivel 15: a prole poderá lançar um raio no adversário que ao atingir o mesmo aniquila o mesmo.
Planta
Poderá criar plantas que atacaram o adversário
1-6 poderá criar uma planta gigante carnívoras e venenosa
6-12 poderá criar 2 plantas
12-18 poderá criar 3 plantas
Benção de Oyá
Nivel 10: a prole poderá receber uma benção de ficar onipotente em um elemento da natureza durante 5 rodadas em seguida voltará ao normal.